sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Exercício 2 - Espaço e Volume



Na nossa 2º semana de aula de maquetes utilizamos blocos de construção (Lego) como material.

Muitos podem achar brincadeira de criança, porém essa 'brincadeira' demonstrou ser um instrumento de trabalho muito interessante para o arquiteto. Foi isso que aprendemos durante essa aula.

Primeiramente construimos uma espécie de caixa com os blocos, com 4 camadas de altura e 8x7 de furos aproximadamente. Essa caixa deveria ficar de modo que a parede externa ficasse lisa e na parede interna irregular.

Tirando esses pré-requisitos, o aluno era livre para fazer o restante da fabricação. Assim nenhum trabalho ficou igual ao outro.

Na segunda etapa da aula, usamos como princípio a caixa que montamos anteriormente. Modificamos as peças de lugar, de modo aleatório, mas sem perder a referência da caixa.

Criamos variadas peças novamente. Meus trabalhos estão demonstrados nas fotos seguintes.












Depois de tudo isso, visualizamos a estética do último trabalho feito e concordamos que ele ficou muito mais atraente por sua irregularidade que chama atenção em certos pontos estratégicos. Também por alguns apresentarem espaços vazios, que podem ser chamados de Tensão. Essa Tensão na  maioria das vezes diferencia um projeto, harmoniza, e destaca algumas partes selecionadas, dando um novo ponto de vista na construção.

Abaixo selecionei algumas fotos de obras que possuem uma estrutura diferenciada que lembram a todas essas formas mencionadas acima. Também algumas possuem o modelo construído por mim em Lego para melhor visualização da forma.

MVRDV Stackable High Rise
































Tetris Apartments










































Farnsworth House








Bairro do Paraíso em São Paulo














New Museum













Casa Conteiner













Wahroonga Preparatory School






Nenhum comentário:

Postar um comentário