sábado, 15 de outubro de 2011

Passeio ao Iberê Camargo e Jockey Club

Na sexta feira à tarde, saímos da faculdade e visitamos dois locais importantes para Porto Alegre e que principalmente possuem uma arquitetura diferenciada e inteligente.
Primeiramente fomos a Fundação Iberê Camargo.
O seu exterior já impressiona pelo conjunto das curvas da sua estrutura, e das retas que formam braços que praticamente envolvem o edifício feito de concreto branco.


O interior é igualmente impressionante, logo na entrada encontramos um enorme saguão com uma abertura central que nos permite visualizar todos os andares acima. O saguão branco, como todos os outros aposentos, são projetados com o objetivo de se ter sempre uma continuidade e uma harmonia entre as curvas e as retas. O Iberê Camargo foi construído com a ideia de se estar em um ambiente neutro, leve, por isso a cor branca sempre presente na sua estrutura. Para conseguir esse efeito o arquiteto Álvaro Siza pensou nos mínimos detalhes. Nada poderia prejudicar a visualização da sua obra, e nada prejudicou. Todos os ambientes conectados entre si, os corredores e passarelas provocam variadas sensações no visitante. Esse conjunto todo forma uma edificação que vale a pena olhar duas vezes e até mais.

Depois fomos no Jockey Club, analisar a arquitetura de seu prédio. É muito interessante o método que foi utilizado para essa edificação. A cobertura possui um dos seus lados em suspensão, para que não prejudique a visão dos visitantes nas arquibancadas. Essa cobertura está presa por cabos de aço e também pelo próprio prédio.


Podemos ver pela foto os brises na parte posterior do prédio que ajudam a regular a luz solar muito intensa. Os brises acompanham o desenho da cobertura. A parte interna, apesar de não estar em muito bom estado, apresenta luxuosos aposentos, com escadas rolantes posicionadas em locais estratégicos, pilares formando curvas, vidros grandiosos para visualização da pista, e outros aspectos que no conjunto da obra formam um espaço agradável e de grande estilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário